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Valor e Excelência II

Ao estabelecer um diagnóstico sobre as oportunidades dentro de uma Organização, é importante entender o que realmente é valor para sua empresa. Quais são as atividades e custos que vão se somando na cadeia de valor e que ao final compõem o custo final do seu produto?  Você já parou para pensar quantas e quais atividades compõem os custos de seu produto? Quais delas realmente trazem “valor”? Seu cliente está disposto a pagar por elas?

Valor – o que é? Valor é o que o seu cliente valoriza em seu produto e está disposto a pagar para ter ao seu alcance. Já parou para pensar que o que realmente é valor em seu produto?

Ao fazer um diagnóstico adequado é possível encontrar diversas atividades e etapas que, ao final do dia, não acrescentam valor ao seu produto. Movimentação excessiva de materiais e de informação, inventários, controles excessivos, lay outs inadequados, fluxos improdutivos.

Que atividades poderiam ser eliminadas ou redimensionadas hoje e que poderiam dar uma nova dinâmica e velocidade para responder às demandas dos clientes e consumidores?

Evidentemente, existem atividades ao longo da cadeia de valor que não agregam valor ao produto, mas são necessárias como o transporte por exemplo. Mas mesmo estas atividades definidas como atividades que não agregam valor podem ser melhoradas de forma a impactar o mínimo nos custos do seu produto.

Existem diversas categorias que levamos em consideração para avaliar desperdícios na cadeia de valor. Na filosofia Lean encontramos 8 categorias de desperdícios que devem ser avaliadas com profundidade na busca pela competitividade, pelo aumento da produtividade e da redução de custos;

  1. Defeitos – são desvios de qualidade nos produtos e serviços que impedem que sejam entregues e geram a necessidade de retrabalho ou revisão dos processos.
  2. Superprodução- excesso de produção sem demanda prevista também é considerado um desperdício uma vez que a empresa passa a ter um capital parado sem previsão de transformá-lo em recursos financeiros, ocupando espaço, que também custa.
  3. Procrastinação – talvez um dos piores desperdícios do ser humano, está relacionado a não dar seguimento a compromissos, ações e planos que possam gerar produtividade, competividade e aumentar a rentabilidade da organização.
  4. Resistência à mudança – outro desperdício importante, relacionado às resistências internas a promover mudanças que irão contribuir para a fluidez da organização, aumentar a competitividade e a produtividade. As pessoas naturalmente são avessas às mudanças.
  5. Transporte – movimentar produtos, serviços e materiais em excesso sem que isso faça parte do fluxo de valor é um desperdício de custos, de máquinas, de combustível, de recursos humanos, espaço, …
  6. Inventário – trabalhar com níveis de inventários acima de uma política adequada é um desperdício de capital.
  7. Movimento – está relacionado às atividades na cadeia de valor que se repetem exaustivamente e que não agregam valor ao produto sob o ponto de vista do cliente. Um operador que se movimenta em excesso na área de trabalho, tarefas repetidas, enfim excesso de movimentos.
  8. Excessos – relacionado à burocracia, documentos, memorandos, conferências duplicadas, sobreposição de tarefas, são desperdícios e não agregam valor ao produto ou serviço.

Como pode ver existem, em quaisquer processos que se olhe desperdícios. Reduzí-los é aumentar a produtividade, reduzir os custos e por consequência aumentar sua produtividade, mas, como levar às pessoas da Organização a visão de Valor para que sejam guardiãs da filosofia Lean?

 Se você olhar para dentro de sua organização, o que vê? As pessoas que lá trabalham têm o senso de urgência necessário? Desempenham suas atividades ao máximo de suas competências e potencial?

Pois, bem. Preparar adequadamente as equipes, apoiar e motivar a liderança para tomar ações efetivas e conduzir suas equipes para resultados excelentes é fundamental e faz a diferença na boa gestão no caminho da Excelência.

Como a liderança em sua empresa é estimulada a atingir resultados excelentes? Como saber quem são as pessoas certas? Como potencializar seu talento? 

A i2p Consulting atua dentro das organizações de forma a levar a visão Lean  a todos os processos e, ao mesmo tempo auxiliar os líderes e executivos a alcançar todo o seu potencial e poder auxiliar suas equipes e a própria organização a atingir resultados excelentes. 

Fale conosco! Veja como podemos ajudar hoje a sua empresa a mudar a visão, ser mais competitiva e mais produtiva.

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