Rua Agudos, 46 Campinas-SP
+55 19 998316548
contato@i2p.com.br

Um Plano de Metas para a EU S/A

Muitas pessoas com quem tenho oportunidade de conversar têm certa desconfiança quando surge uma conversa sobre Coaching. Você é dessas pessoas? Já parou para se perguntar, o por quê desta impressão?

Na maioria das vezes rechaçamos algo por desconhecimento e preconceito ao achar difícil que um bate-papo entre duas pessoas possa causas ações transformadoras na vida de alguém, não é mesmo?

Por que eu precisaria de alguém para me ajudar a atingir uma meta? Eu sei o que deve ser feito, tenho todas as ferramentas que preciso e vou atrás daquilo que realmente importa, certo? Somos bons em fazer e executar planos para nossos trabalhos para atingir as metas da empresa, mas, e as suas metas?

Gostaria de compartilhar um raciocínio que todos os profissionais saberão se identificar e entenderão, a partir dele, a importância e o impacto que um Programa de Coaching pode ter.

Dentro de uma organização somos levados todo o tempo a fazer planos para atingir metas, não é mesmo? O que você faz quando vai elaborar um plano de ação? Quem já é expert em análise e solução de problemas vai responder com muita facilidade:

O que é preciso para atingir uma meta? Antes de mais nada, a própria meta, não é mesmo? Parece lógico, mas às vezes não é tão claro. Muitas vezes somos cobrados por melhorar isso ou aquilo, mas qual realmente é a meta a ser atingida? Conhecer nossa meta e onde queremos chegar é tão importante para um processo de uma organização como é para um profissional, um estudante, enfim, para qualquer pessoa.

Sabendo a meta que estão nos cobrando vamos buscar entender onde estamos ou como estão os indicadores de resultados da meta proposta. A partir disso identificamos o gap, que é o nível de esforço necessário para sair de onde estamos para chegar onde queremos. Funciona para produtividade? Funciona para custos? Funciona para tempos? Funciona para pessoas…

A seguir passamos a analisar as causas pelas quais aquele processo não está dentro da meta prevista, a chamada análise de causa e identificar qual o fator que está determinando a perda de desempenho daquele processo. Ferramentas como DMAIC, e outras de análise e solução de problemas podem ajudar a encontrar estas respostas.

A partir de identificada a causa-raiz, o que fazer? Definir ações que possam eliminá-la, ou minimizar seus efeitos sobre o processo. Criar um plano de ação para todas as atividades que precisam ser realizadas e monitorar tanto a execução das atividades quanto os resultados das ações frente aos resultados esperados.

Em minha trajetória como executivo, todos os anos precisávamos avaliar, segundo as estratégias da empresa (metas maiores) quais eram as iniciativas que nossa área deveria construir como suporte para contribuir com os resultados da organização. Entender onde estavam nossas fortalezas para usar ao nosso favor, nossas fraquezas para blindar e impedir que pudessem afetar nosso desempenho, entender as oportunidades onde poderíamos conseguir resultados de maneira mais fácil e ficar atentos às ameaças que poderiam minar e destruir nossos planos.

Se sempre fizemos isso para as organizações, para nossos processos, por que não podemos fazer para a nossa primeira empresa? Isso mesmo? Qual é a sua primeira empresa?

A EU S/A é uma empresa e como qualquer uma tem suas metas, suas fortalezas, suas fraquezas suas ameaças e oportunidades. Então, não faz sentido ter um plano estratégico para a EU S/A?

Pois então, aí entra o Programa de Coaching Profissional ou de Performance. Para ajudar os profissionais que tem suas “EU S/A” e possuem metas importantes para atingir sejam na vida pessoal, na profissional, na de relacionamento, na financeira, na saúde, em todas as áreas que possam ser importantes para você.

Se você tinha aquela impressão que um Programa de Coaching fosse um blá, blá,blá, esta é a melhor correlação que posso fazer entre os resultados que sua empresa precisa e as metas que você tem para a EU S/A.

Um Programa de Coaching segue metodologias comprovadas para auxiliar a deixar sua meta bastante clara e bem definida, os resultados esperados bem marcados e, então, passar a trabalhar como em um processo, para entender os gaps, as falhas, identificar as causas-raiz, conhecer suas fortalezas, ameaças, oportunidades e fraquezas, ajudar a estabelecer um plano de ação com prazos, metas intermediárias, e acompanhamento efetivo para que a EU S/A possa atingir os resultados esperados.

Blá,blá,blá ? Não meu amigo! Muito trabalho, comprometimento, disciplina e foco! Será que a EU S/A não está precisando de um plano de ação para atingir uma meta que vai coloca-la entre as melhores? Um profissional de Coaching certamente pode auxiliá-lo nesta tarefa.

Acha que pode fazer sozinho? Excelente! Costumo dizer que um Programa de Coaching é semelhante a conversar com o espelho. Nossa, você está bonito! Você está feio! Costumamos fazer perguntas à frente do espelho para nós mesmos, não é verdade? O problema é que aquelas perguntas que queremos evitar de responder não são feitas e por isso é que deixamos as coisas para depois, interrompemos os nossos planos e abandonamos nossas metas.

O profissional de Coaching vai tirá-lo desta zona de conforto e ajudá-lo a encontrar as respostas para as questões que precisam ser respondidas e resolvidas. Ficou mais claro?

Então, mãos à obra! Acesse nossa página na internet: www. i2p.com.br para saber mais. Mande uma mensagem para nós contato@i2p.com.br e agende uma entrevista inicial sem compromisso para conhecer realmente toda a metodologia e dar um grande passo rumo à realização de suas metas!

É a EU S/A no topo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat