Um plano de Contingência- Análise SWOT

abr 15, 2020 Liderança e Gestão

Análise SWOT, sabe o que é?

A Análise SWOT, é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo úteis que uma empresa tem ao seu dispor para elaborar o seu planejamento estratégico, entender o ambiente em que está inserida e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro.

Do mesmo modo, pode ajudar a empresa a enfrentar crises e construir cenários possíveis e pode ser bem útil no momento que estamos passando, com a crise do COVID-19.

Do inglês, SWOT é um acrônimo para Strengths( Forças), Weaknesses (Debilidades ou fraquezas), Opportunities (Oportunidades) and Threats (Ameaças).

Através da Análise SWOT, a Organização poderá ajustar seu posicionamento competitivo dentro do seu segmento de atuação. Esta ferramenta, permite uma avaliação do seu negócio em 2 vetores:

1. De FORA para DENTRO – reconhecer as OPORTUNIDADES que o mercado oferece que podem ser exploradas e permitir sua empresa crescer para alcançar seus objetivos estratégicos como por exemplo, aumentar as vendas, o Market share, crescer territorialmente, ingressar em novos nichos de mercado, melhorar seu posicionamento estratégico, alcançar outros mercados, entre outras possibilidades.

Também permite  reconhecer as AMEAÇAS que rondam sua empresa, tais como, ações dos concorrentes, novos concorrentes, possíveis crises (COVID-19), mudanças de políticas governamentais de juros, mudanças de legislação, enfim, fatores externos que possam afetar seus negócios e prejudicá-lo.

2. De DENTRO para FORA –  reconhecer as FORÇAS propulsoras de sua empresa. Quais são os fatores mais importantes que sua empresa pode utilizar para aumentar sua presença no mercado, como por exemplo, marca, distribuição, relacionamento com clientes, reconhecimento, capacidade produtiva, logística, qualidade superior, entre outras.

Por outro lado, reconhecer também quais são suas vulnerabilidades, também chamadas de FRAQUEZAS, que, se forem expostas poderão impedir sua empresa de crescer nos cenários que irá construir. Os mesmos fatores que expusemos como fortalezas para algumas empresas, podem ser fraquezas
para outras.

Quando você fizer sua análise de mercado e de negócio poderá confrontar as oportunidades de mercado, com suas fortalezas e, assim, encontrar novos caminhos para crescimento.

Por outro lado, ao confrontar as oportunidades com as fraquezas, verá que não tem capacidade para capturar essas oportunidades devido a falta de competências internas. Reconhecer isso, pode ser o caminho para começar a reforçar estas competências e poder explorar novas oportunidades.

Ao cruzar as ameaças com as fortalezas, você poderá saber que fatores “pressionarão” sua empresa nesse momento. É hora de reforçar estas fortalezas para passar sem problemas.

Por fim, ao confrontar as ameaças com suas fraquezas, verá que sua empresa está  exposta
e vulnerável e, confirmando aquela ameaça pode ser um desastre para seus negócios. Neste caso é preciso construir um plano de contingência urgente, para blindar seu negócio dos fatores que podem prejudicá-lo. 

Estamos disponibilizando, gratuitamente, para você, um modelo de SWOT para que você possa fazer as análises necessárias neste momento da crise, reconhecer as oportunidades e ameaças e construir um plano de contingência e de retomada a partir dos fatores que reconhecer.

Entre em contato com a gente e receba sua Matriz para realizar sua própria análise e elaborar o seu Plano de Contingência e retomada para depois da crise.

Digite seu e-mail, para que possamos continuar com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat