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Processos internos, riscos e competitividade

Todas as Organizações têm seus desafios quanto a melhoria dos processos internos. Excesso de controle ou falta dele, tempo de atendimento elevado, custos fora do esperado, cumprimento à legislação (Compliance), produtividade abaixo do esperado, alçadas e responsabilidades, qualidade, satisfação do consumidor.

Compreender as diversas etapas dos processos, mapear e implementar ferramentas de gestão alinhadas às metodologias mais avançadas utilizadas por empresas de classe mundial e que conduzam para os resultados desejados é o modelo de atuação da i2p Consulting.

O mapeamento de processos bem ajustado, permite identificar as etapas nas quais determinado processo pode estar inadequado de acordo à demanda analisada: 

Riscos, vulnerabilidades, pontos críticos, rotinas que precisem ser implementadas, políticas, procedimentos, indicadores, novos postos de trabalho, atividades que não agregam valor, desperdícios de tempo e custos, necessidades de capacitação, enfim, através de um bom mapa de processos é possível iniciar uma jornada de melhoria da competitividade e excelência.

Passada esta etapa inicial, diversas metodologias podem ser utilizadas para aprofundar as demandas, obter uma visão melhor dos benefícios de acordo à demanda do cliente:

Riscos e Compliance – avaliar o impacto das vulnerabilidades sobre o negócio, sua reputação, sustentabilidade econômica e mercadológica, ativos humanos, atendimento à legislação, assuntos regulatórios, entre outros e implementar as políticas, diretrizes, procedimentos e controles que reduzam, eliminem ou minimizem os riscos identificados;

Qualidade- reduzir a variabilidade dos desvios de qualidade que impactam a percepção do cliente através de projetos de Lean 6sigma, tornando os processos mais seguros e mais capazes de garantir um padrão sustentável de qualidade;

Produtividade – analisar de acordo ao mapa de processos onde existam desperdícios de tempo, de atividades, de recursos, de pessoas, de controles, retrabalho, entre outros que reduzem o resultado final da operação, elevando os custos;

Tempo – quais etapas agregam realmente valor segundo à visão do cliente? De todas as atividades que são desempenhadas, quais realmente o consumidor está disposto a pagar? Um olhar do Lean manufacturing reduzindo tempos e etapas desnecessárias ao processo aumentam a velocidade de entrega e a satisfação do cliente.

Aliar, ainda, o desenvolvimento das equipes às novas realidades pós melhoria é fundamental. Contar com as pessoas com as habilidades e competências requeridas, realizando as atividades que precisam ser feitas com segurança, qualidade, conhecimento e excelência é o caminho para a sustentabilidade dos resultados.

Líderes e gerentes devem estar preparados para conduzir processos de melhoria em suas áreas, incentivando e implementando ferramentas de análise do ciclo de melhoria para que os resultados melhorem a cada dia.

A Jornada para a excelência inicia com um bom mapa de processos e a visão de onde se pretende chegar. 

Como sua organização hoje está olhando para os processos internos? Existem oportunidades? Quais são elas? 

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