O desafio da gestão sustentável dos negócios ao longo do tempo

dez 31, 2019 Liderança e Gestão

O maior de todos os desafios de um gestor ou empresário, é, sem dúvidas, manter, ao longo do tempo, o crescimento saudável de seu negócio.

Administrar produtos, lançamentos, e uma concorrência cada vez maior é uma tarefa que demanda um conhecimento profundo do mercado e do próprio negócio.

Pensar que no ambiente externo temos mais concorrentes, faz com que a recomposição de preços e aumento de margens, seja uma tarefa muito delicada e pode levar à perda do cliente se não for feita da maneira adequada.

Por outro lado, olhando para a parte interna da empresa, os custos são sempre crescentes: água, aluguel, energia, salários, insumos, além das complexidades e concessões que precisam ser feitas aos clientes para não os perder, pressionam as margens e a lucratividade.

A figura acima mostra, de maneira simplificada e acelerada, o difícil equilíbrio, ao longo do tempo, dos preços, custos e as margens de um negócio.

Preços – existe um limite que se pode utilizar para aumentar preços e melhorar as margens através dessa variável. Utilizar combos, programas de fidelidade, serviços adicionais, suporte técnico ao usuário, entre outras ferramentas, são formas de diferenciar dos concorrentes e podem ajudar encaixar de preços maiores, desde que, seu cliente esteja disposto a pagar por isso.

Custos – compreender a fundo os custos e implicações internas de margens e alocação dos recursos também é fundamental. É comum que muitas coisas se misturem dentro da gestão das empresas e o empresário tem uma visão desfocada daquilo que realmente dá lucro e aquilo que consome os recursos da empresa.

Além disso, muitos empresários, ainda tem que recorrer a operações sem contabilização fiscal, o que dificulta o entendimento real das finanças, dos custos e dos resultados.

Construir um bom DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), e FLUXO DE CAIXA, permite saber exatamente para onde estão indo os recursos e quais ações podem ser tomadas para melhorar a relação PREÇO X CUSTOS X MARGENS em termos operacionais.

Conhecidas as oportunidades, é hora de colocar a mão na massa: implementar ações, estruturais ou operacionais para tornar a empresa mais saudável, melhorar as margens dos produtos e, então levar ao crescimento sustentável e lucrativo.

O Diagnóstico Empresarial da i2p Consulting permite à empresa e ao empresário, organizar as informações, conhecer suas oportunidades em termos de custos, produtividade, melhorias operacionais, margens e lucros e, então, tomar ações assertivas para colocar a empresa no rumo certo!

Fale com a gente! Envie mensagem para contato@i2p.com.br e agende uma reunião inicial sem compromisso para compreender nossa atuação e receber uma proposta.

Em 2020, coloque sua empresa no rumo certo!

 

Por i2p

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