
Muito tem se falado sobre o tema de Compliance nas organizações que, basicamente consiste em estar em cumprimento às normas, leis e regulamentações que regem determinado negócio ou atividade.
No Brasil, desde 2013 o decreto Decreto nº 8.420/15 regulamentou a Lei Anticorrupção Brasileira ou Lei da Empresa Limpa (Lei nº 12.846/13) e o não atendimento pode levar, em último caso até à prisão do número 1, o CEO que não tem mais a prerrogativa de declarar-se desconhecedor das práticas irregulares dentro de sua organização, como tivemos a oportunidade de acompanhar com alguns executivos de empresas muito conhecidas.
A boa notícia é que, buscar estar em compliance ou, em cumprimento integral às normas é uma grande oportunidade para as Organizações visitarem seus processos internos, avaliar os riscos a que estão submetidos e fortalecer-se através de Políticas, Normas e Procedimentos que dão segurança, não apenas à empresa, mas também aos colaboradores sobre o que é ou não permitido naquele ambiente de negócios de maneira clara e transparente.
Um bom caminho começa, sem dúvidas pelo mapeamento dos processos e atividades onde são identificados os riscos e necessidades de controle, procedimentos, normas e políticas.
Aliado a isso, avaliar as responsabilidades dos líderes, alçadas de aprovação, perfis e competências pode significar uma revisão de estrutura organizacional e a oportunidade de contar com as pessoas certas no lugar certo.
Com base no mapeamento dos riscos e identificação é possível para a Organização:
• Criticar a eficácia e buscar a adequação dos processos atuais;
• Atualizar Normas políticas e procedimentos;
• Ajustar os controles internos voltados para a mitigação dos riscos ou instituir novos;
• Propor modificações em processos operacionais;
• Adequar a ação da liderança dentro do perfil e competências desejados;
• Identificar oportunidades para fortalecer a comunicação interna ou as sessões de treinamento em determinados.
Associando, ainda, esta atividade com uma visão do Lean Manufacturing, é possível tornar a Organização mais ágil, mais produtiva, mais simples e com melhores resultados.
A i2p Consulting tem expertise para atuar dentro das organizações promovendo a melhoria dos processos, a produtividade, controle dos riscos e compliance e, consequentemente, uma organização mais sadia e competitiva.
Fale conosco:
contato@i2p.com.br
#i2pconsulting #i2pcompliance #i2pprocessos
- por i2p
- on 3 de maio de 2018