Rua Agudos, 46 Campinas-SP
+55 19 998316548
contato@i2p.com.br

Como o Modelo de Excelência Operacional pode ajudar o seu Negócio?

Nos últimos anos, impulsionado pelos incentivos governamentais o consumo no Brasil aumentou de maneira significativa. Para os empresários e empreendedores isso significou aumento de demanda e a necessidade de se adequar para captar todas as oportunidades quantas fossem possíveis e tomar carona nesta onda.

Investimentos foram feitos, pessoas foram contratadas, novos produtos foram colocados no mercado, enfim, houve uma aceleração forte no ritmo de trabalho.

Nestes momentos de forte atividade, processos como capacitação de equipes, revisão de processos, otimização de custos muitas vezes ficam em segundo plano e todos apostam na receita adicional. A fórmula é vender mais por que isso vai aumentar nossa lucratividade e participação de mercado.

Um planejamento adequado, uma análise detalhada de lay out mais otimizado, a revisão dos processos, desenvolvimento de pessoas não são prioridade neste momento.

Agora, nos deparamos com uma forte desaceleração no consumo, e pior, com custos crescentes. O que fazer com todas estas capacidades adicionadas? Demitir funcionários? Fechar atividades?

Entendo que um momento como este é extremamente favorável para se implantar um modelo de Excelência Operacional. Os momentos de sazonalidade (vamos chamar assim), são propícios para voltarmos nossos olhos para dentro da organização e olhar para o que fazemos e fizemos, nossos produtos, processos, lay outs, pessoal, etc.

O Modelo de Excelência Operacional, baseado em metodologia consolidada pode ajudar a colocar foco naquilo que realmente importa:

  1. Performance – revisar para os indicadores de desempenho para avaliar quanto se ganhou ou se perdeu com esta forte aceleração e que agora precisa ser ajustado;
  2. Revisão de Processos – olhar para as atividades que foram criadas ou modificadas e colocá-las dentro dos padrões desejados e da produtividade esperada;
  3. Pessoas – ao invés de pensar na demissão, na redução, por que não aproveitar este momento para capacitar sua equipe em ferramentas de classe mundial? Uma equipe bem preparada certamente reagirá com muito mais performance para enfrentar as dificuldades e, quando a sazonalidade chegar ao fim reagirá com muito mais rapidez quando o consumo bater à sua porta.

Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat