10 Iniciativas de Gestão que as Empresas precisam incorporar para ingressar na Jornada da Excelência Operacional!

nov 22, 2020 Liderança e Gestão

Vamos falar sobre os Programas de Excelência Operacional que vêm se disseminando em grandes corporações e que pode ser implementado em pequenas e médias empresas que desejam melhorar seus resultados financeiros, sua lucratividade e produtividade (você pode fazer uma Auto Avaliação sobre como está o nível de maturidade de sua empresa para adotar o modelo de Excelência Operacional, agora!). Mas, antes disso, “O que é o Programa de Excelência Operacional? “

O Programa de Excelência Operacional foi desenvolvido com base na filosofia Lean Manufacturing adotada pela Toyota, e transformou a empresa em um ícone da indústria automobilística. Consistia, basicamente, de adotar uma metodologia estruturada para promover melhorias nos processos da cadeia de valor, com base no tempo das atividades, removendo desperdícios (conheça os 8 desperdícios eliminados através do Programa de Excelência Operacional), aumentando a qualidade, a produtividade e a competitividade.

Esse modelo colocou a Toyota como referência em qualidade, na gestão da qualidade e produtividade nos negócios, e hoje, é uma das empresas automobilísticas mais respeitadas no mundo. Mais adiante o Lean Manufacturing incorporou ferramentas de SixSigma e hoje muitos definem a metodologia como LeanSixSigma.

A visão do Programa de Excelência Operacional, tem como objetivo promover o incremento de produtividade e a otimização de custos  baseado na transformação dos processos obtendo  resultados superiores e entregando mais valor ao cliente.

Grandes Empresas que experimentaram os benefícios do Programa de Excelência Operacional nos resultados operacionais e financeiros, incorporaram a metodologia ao Planejamento Estratégico e, hoje faz parte dos pilares de estratégias de negócios.

“”A Excelência Operacional é um dos cinco pilares do Planejamento Estratégico da Companhia e concentra uma série de iniciativas para aprimorar o desempenho relacionado ao nosso capital manufaturado, ou seja, nossa estrutura, qualidade, processos e sistemas, que garantem a fabricação e a distribuição dos produtos”.

Laboratórios Aché.

Podendo ser implementado em todos os processos da Organização (administração, recursos humanos, logística, qualidade, manutenção, produção, planejamento, vendas), O Programa de Excelência Operacional permite à Organização um padrão de linguagem único, estruturado com base na Cultura da Melhoria contínua. 

Abaixo você irá encontrar 10 Competências e Iniciativas que uma empresa precisa adotar para implementar um Programa de Excelência Operacional, confira e veja se sua empresa está no caminho certo!

Se sua empresa tem como objetivo, ingressar na jornada da Excelência Operacional, encaminhamos, abaixo um link onde você poderá fazer uma Auto Avaliação do Nível de Maturidade de sua Organização para ingressa na jornada de Excelência Operacional.

Após o preenchimento, enviaremos a você um relatório constando o nível de maturidade apurado e recomendações para você ingressar nessa jornada com sucesso!

Faça sua Auto Avaliação : Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat