Um bom planejamento pode fazer a diferença para os resultados.

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By i2p / 1 de setembro de 2019

          O 2º semestre de cada ano é o período de grande movimentação nas empresas. Momento de apertar o ritmo para alcançar as metas e objetivos comprometidos para o ano, atingir a receita prevista, volume de vendas e também ajustar os custos para entregar as margens compromissadas com os acionistas.

         É também o período onde está acontecendo o planejamento para o próximo ano, o famoso “budget”. Nessa época, acontece o vai e vem de informações entre todas as áreas da organização e a área financeira para se definir os volumes de vendas, lançamentos de novos produtos, estratégias de preços, quais serão as margens esperadas, definir os investimentos necessários para suportar o plano e orçamentos de despesas requerido

            Este processo, muito utilizado pelas grandes empresas, requer metodologia e ferramentas para que todas as informações possam ser consolidadas, modelos possam ser testados, visando atender as metas estipuladas por acionistas.        

Definir alguns pilares estratégicos através dos quais a empresa orientará suas ações é um bom começo. Os mais utilizados estão associados aos 4 pilares do Balancedscorecard (clientes, finanças, processos internos, aprendizado e crescimento)

No pilar de clientes é importante considerar o número de clientes atendidos, os volumes que hoje são vendidos para cada um, sua participação nas receitas da empresa e como melhorar o nível de serviços, através de novos produtos, novas formas de atendimento, uma maior integração e cooperação. Pensar em novos clientes também faz parte dos estudos do pilar CLIENTES.

A área financeira é a responsável por incorporar todas as estratégias de vendas, marketing processos e recursos humanos, dentro de uma simulação financeira que tem como objetivo prever, se os esforços previstos, têm coerência e resultam em um resultado financeiro que atenda aos objetivos dos acionistas.

Ao Pensar nos processos internos devemos considerar como cada área de empresa deve se organizar para alcançar os objetivos previstos em termos de recursos, humanos e tecnológicos, infraestrutura, produtividade e investimentos.

Pensar em como a organização criará as oportunidades para suportar o crescimento esperado é o papel do pilar de aprendizado e crescimento. Nesse ponto, pensar no desenvolvimento das equipes, novas lideranças, crescimento territorial e orgânico são pautas importantes.

Os últimos anos têm sido de grandes incertezas com relação à economia e, 2020 aparece, ainda como um ano sem grandes motivos para comemorar em termos de crescimento.

Em um cenário como esse, é cada vez mais importante investir em produtividade, em melhorar os processos internos. Olhar para como as atividades têm sido feitas e que oportunidades pode haver para que tudo possa ser feito de maneira mais simples, menos custosa e mais produtiva.

Para o ambiente externo, que clientes e mercados ainda não são atingidos, bem como formas de aumentar sua participação nos clientes atuais, seja com os produtos atuais, seja com novos produtos são algumas estratégias a considerar.

Por fim, apostar em “alianças estratégicas”, pode ser uma oportunidade. Grandes empresas têm feito isso e pode ser uma alternativa.

Avaliar parceiros que possam ajudar a levar sua proposta de valor é o pensamento central. Esses parceiros podem ser empresas que estão nos mesmos canais de vendas e que não sejam seus concorrentes ou que possam incorporar dentro de sua proposta de valor, uma proposta mais completa atendendo mais de um serviço de forma complementar.

As novas tecnologias, o mercado via internet e os marketplaces, estão cada vez mais ´presentes nas transações e devem ser utilizadas para aumentar suas oportunidades de vendas.

A i2pConsulting auxilia empresas no processo de planejamento, para que possam ingressar em 2020 com clareza de ações e possam monitorar através de indicadores, metas e objetivos, se as estratégias adotadas estão tendo sucesso ou, se é necessário promover os ajustes necessários para alcançar os objetivos traçados.

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