O que o Desastre com o voo da Air France em 2009 pode ensinar para as empresas?

  • Home
  • /
  • O que o Desastre com o voo da Air France em 2009 pode ensinar para as empresas?

By i2p / 2 de agosto de 2019

            Há pouco mais de 10 anos, no dia 31/05/2009, o voo da Air France 447, partiu do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, com destino ao Aeroporto Internacional de Paris-Charles de Gaulle, em Paris. Pouco mais de 3hs depois de decolar, a aeronave se despenhou no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo (216 passageiros e 12 tripulantes).

           Em 5 de julho de 2012, o BEA (Bureau de Investigações e Análises), órgão do governo francês responsável pelas investigações, apresentou seu relatório final.Nele, o órgão aponta que a tragédia foi causada por uma combinação de erros de avaliação dos pilotos, com problemas técnicos ocorridos por congelamento nos sensores de velocidade (Sondas Pitot). Segundo o relatório as sondas Pitot, obstruídas por cristais de gelo, não conseguiram informar a velocidade correta da aeronave, o que causou a desconexão do piloto automático e em seguida diversos erros de avaliação dos pilotos.

           “Este acidente resultou de um avião ter sido retirado de seu ambiente operacional normal por uma equipe que não tinha entendido a situação”, dizia o relatório.

           O que esta tragédia pode ensinar ao empresário e empreendedor?

          De maneira muito simples, o congelamento das sondas Pilot, interrompeu o sistema de informações da aeronave e a tripulação perdeu as referências de velocidade e altitude, o que a levou a tomar decisões sem embasamento das informações importantes. O resultado foi a morte de todas as pessoas a bordo.

         Com todo respeito ao fato, esta é uma situação muito didática para ilustrar a importância de um sistema de informações, não apenas para os aviões, como também para as organizações.

        Como tomar decisões de custos, se não se tem a compreensão adequada deles dentro dos processos internos?

        Como definir preços, políticas de recebimento, prazos de recebimento e de pagamentos se não se tem uma visão clara quanto ao fluxo de caixa e das principais obrigações ao longo do mês ou dos meses.

       Sem informações, o empresário segue tomando decisões de acordo com sua intuição, acertando muitas vezes, mas correndo o risco de levar o bico do avião em direção ao fundo do mar, levando consigo tantas carreiras e colaboradores que dependem de sua liderança, sua visão e empreendedorismo, para sustentar suas famílias.

       A i2pConsulting atua junto às organizações para auxiliar na estruturação dos processos, para que a empresa possa crescer de maneira consistente, saudável e lucrativa. Levamos, de forma simples e objetiva, as melhores práticas de gestão, métricas, indicadores e processos de governança, para que o empresário tenha a segurança quanto aos custos, números, fluxo de caixa, produtividade e performance dos processos organizacionais e possa tomar as decisões mais acertadas.

       Fale com a gente! Envie uma mensagem para contato@i2p.com.br . Agende uma visita sem compromisso e saiba como podemos ajudá-lo a construir o rumo certo! Saiba mais em www.i2p.com.br

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *