Conheça o Programa de Mentoria Empresarial

  • Home
  • /
  • Conheça o Programa de Mentoria Empresarial

By i2p / 4 de outubro de 2019

A atividade empresarial é, muitas vezes, solitária. Empreendedores e empresários, enfrentam, frequentemente, situações em que precisam tomar decisões, muitas das vezes difíceis, e é comum que vejam nesse momento, uma situação de sofrimento e de reflexão, por não ter com quem dividir as decisões ou, até mesmo, contar com um cenário melhor do problema, informações mais consistentes para tomar as melhores decisões.

A quem se destina o Programa de Mentoria Empresarial?

O Programa de Mentoria Empresarial foi desenvolvido para empreendedores e empresários que desejam fazer uma reflexão mais profunda sobre seu modelo de negócios, seu posicionamento, revisitar os processos internos, suas estruturas de receitas e custos, visando elaborar um plano de negócios, com ações estratégicas, necessárias para aumentar seus resultados e sua rentabilidade de maneira sustentável.

Visa, ainda, compreender tendências e promover uma maior compreensão do negócio, sua estrutura e construir uma bússola a seguir de forma estratégica, que permita orientar suas decisões ao longo da jornada.

O Programa

O Programa de Mentoria Empresarial traz o que a maioria das pessoas busca: conciliar os objetivos profissionais à vida pessoal e ao perfil empreendedor, conhecendo as fortalezas e oportunidades do empresário e de sua empresa, para que haja congruência de objetivos e ações. Ao longo de 16 semanas o empresário um suporte individualizado e passará por 7 etapas-chave com o mentor.

  1. Conhecendo o empresário – compreender sua qualificação, histórico, como se preparou, trajetória e interesses; alinhamento de expectativas, harmonizando objetivos profissionais e vida pessoal.
  2. Assessment Empreendedor – Avaliação de perfil empreendedor, fortalezas, comportamentos que favorecem, pontos de atenção e desenvolvimento do perfil do empreendedor que devem ser levados em conta para o desenvolvimento dos negócios e formação de equipe;
  3. Visão Empresarial – quais são os objetivos e metas, resultados que se pretende alcançar;
  4. Autodiagnóstico – analisar de maneira profunda aspectos estratégicos da empresa para compreender o que se está fazendo bem, aquilo que é necessário ajustar, bem como despertar para oportunidades, ainda não pensadas para impulsionar os negócios, passando por:

4.1- Clientes -quem são os clientes, onde estão, o que desejam, quais as necessidades que são atendidas;

4.2- Oferta de valor – quais são os produtos e serviços que são ofertados atualmente, que necessidades resolvem, para quais clientes de destinam, que atributos de valor levam que diferenciam a empresa no mercado;

4.3- Canais – quais são os canais que são utilizados atualmente para visibilidade dos produtos, como são explorados, que resultados têm e quais são as oportunidades de melhoria;

4.4- Relacionamento com o cliente – quais são os canais de relacionamento, estratégias de retenção e fidelização utilizadas e que oportunidades se apresentam;

4.5- Receitas – de onde vêm, canais e meios de pagamento atualmente utilizados, como os produtos e serviços são cobrados, oportunidades de melhoria existem;

4.6- Recursos chave– quais são os recursos mais importantes que são disponibilizados para executar a oferta de valor, eficiência, eficácia e oportunidades de melhoria;

4.7- Atividade-chave– quais são as atividades mais importantes (processo-chave) para a produção da oferta de valor, como são realizadas, que controles são realizados, quem são os responsáveis, que oportunidades existem em termos de qualidade, produtividade e custos, estrutura organizacional requerida.

4.8- Alianças estratégicas– quais são os principais parceiros de negócios que cooperam com a empresa para levar a oferta de valor até os clientes; que atividades, alianças ou novos parceiros podem ser integrados a este processo como forma de levar os produtos e serviços mais adiante.

4.9- Custos– estrutura de custos, DRE, fluxo de caixa, margens, precificação e oportunidades de aumentar a rentabilidade do negócio;

  1. Análise estratégica – análise SWOT, priorização das oportunidades mapeadas durante as sessões e identificação daquelas com maior potencial de alcançar os resultados esperados, e o esforço a ser empregado;
  2. Plano de ação– desenvolvimento do plano de ação estruturado para levar adiante as ações estratégicas priorizadas com prazos, responsáveis, metas e indicadores.
  3. Análise da rotina e administração do tempo – priorizando as atividades para garantir a execução do plano no tempo e nos resultados esperados.

Ao final do Programa, contará com um plano de ação completo, estratégico e priorizado para implementar mudanças, corrigir processos, reforçar suas fortalezas e colocar em prática para melhorar a performance organizacional.

Gostaria de saber mais? Fale com a gente: contato@i2p.com.br e agende uma sessão inicial sem compromisso para compreender melhor e tirar suas dúvidas.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *