O que as empresas aprenderam com a crise

  • Home
  • /
  • O que as empresas aprenderam com a crise

By i2p / 28 de abril de 2019

 

Recente artigo publicado pela Revista Exame, buscou abordar o lado positivo de uma crise econômica, que é a busca pelo amadurecimento das empresas. Segundo a publicação, a lição aprendida com a crise dos últimos anos é que não dá para pensar em crescer sem que haja uma estrutura bem sólida que possa persistir ante momentos mais difíceis.

A Consultoria Delloitte apontou que 65% das empresas entrevistadas, colocaram como principal objetivo para o próximo triênio, o aumento de suas receitas. Por outro lado, o mesmo estudo apontou que 59% delas compreenderam a importância de otimizar custos e despesas, que passam a ser uma de suas prioridades para o futuro. O aumento de produtividade também faz parte dos planos de 49% das empresas consultadas.

Essas empresas pretendem destinar cerca de 60% dos seus investimentos na melhoria dos processos internos. Nesse ponto, vale destacar a atuação da i2pConsulting em suas áreas de atuação.

Ao se lançar na jornada da produtividade e da competitividade, as empresas precisam fazer um diagnóstico interno que esteja alinhado aos objetivos de médio e longo prazos.

Um diagnóstico irá mapear os processos e, de acordo com as prioridades estratégicas, identificar processos e atividades que podem e devem ser transformados, considerando, papéis e responsabilidades dos líderes e suas equipes, processos de controle, simplificação de atividades, modificações de processos e controles, que devem ser implementados como forma de garantir a continuidade das mudanças implementadas.

Os custos relacionados às atividades da cadeia de valor (vendas, logística, qualidade, produção, administração, marketing etc.), também devem ser reavaliados e, somente faz sentido privilegiar aqueles que agreguem valor ao produto e serviço e que possam ser valorizados pelo cliente.

Utilizar uma metodologia consistente que permita suportar a continuidade das iniciativas é fundamental e, aí consiste a força do Programa de Excelência Operacional.

Quais são as prioridades de sua empresa para os próximos anos? Fale com a gente! www.i2p.com.br.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *