Dividindo o bolo – demonstrativo de resultados financeiros como alavanca de resultados

  • Home
  • /
  • Dividindo o bolo – demonstrativo de resultados financeiros como alavanca de resultados

By Alexandre Tortorelli / 18 de novembro de 2018

Presente no pilar de “FINANÇAS” na visão dos 4 pilares do BSC*, o DRE (demonstrativo de resultados financeiros) pode ser o ponto de partida para melhoria dos resultados organizacionais. Este relatório, apresentado como resumo do que efetivamente acontece na empresa no dia a dia, é um bom termômetro para medir e identificar previamente, áreas, produtos, processos e oportunidades, dentro das organizações para melhorar os resultados e, consequentemente, os lucros.

Costumo dizer que a representação do DRE é como dividir um bolo bem farto entre 4 ou 5 pessoas. O “bolo” em si, são as receitas que se obtém com as vendas de produtos menos os pagamentos dos impostos devidos. A partir desse bolo, a “primeira fatia” é destinada aos custos variáveis. São os custos dos produtos vendidos, incluindo aí, quando uma empresa é produtora, os custos com a energia, mão de obra, embalagens, matérias-primas e água do processo produtivo. No caso de serviços, os custos relacionados à efetiva prestação do serviço e, no comércio, o custo dos produtos que são revendidos.

A “segunda fatia” vai para os custos fixos e administrativos (despesas com o suporte à empresa). A administração, aluguéis e sua estrutura. A “terceira fatia” está relacionada à força de vendas e marketing. A “quarta fatia” aos impostos e, por final a última e “quinta fatia”, os lucros.

Como em uma festa de casamento, quanto menores forem as fatias servidas, mais bolo sobra no final. A chamada “margem de contribuição” tem a ver com o tamanho da fatia que cada uma dessas áreas consome e “quanto contribui” para deixar mais “pedaços de bolo” para o final, o lucro.

 

Partindo desse conceito e desses números é possível iniciar uma avaliação criteriosa e detalhada sobre cada uma das áreas mencionadas buscando oportunidades para tornar cada uma delas mais produtivas e menos onerosas.

Excesso de burocracia e controles, perdas de materiais, retrabalhos, transporte ineficiente, excesso de estoques e, até mesmo as resistências a mudar algo que sabidamente precisa ser feito, são desperdícios que devem ser combatidos.

Aumentar a fatia final que fica para o proprietário ou acionistas (o lucro) pode estar relacionado a “aumentar o tamanho do bolo”, melhorando o faturamento ou, em “reduzir o tamanho das fatias”, atuando na melhoria dos processos internos, tornando-os mais enxutos, produtivos e eficientes.

Muitos empresários e dirigentes, que temos a oportunidade de conversar, têm dificuldades em compreender os resultados de sua organização pela ausência ou falta de compreensão sobre um DRE. Digo a eles que este relatório que diz ao empresário se o esforço do mês valeu a pena ou não! Como saber se você não mede?

Nossa experiência em diagnósticos e projetos de melhoria que temos feito, relacionados às várias etapas de uma organização, permitem que o bolo cresça, quando atuamos junto às estratégias de vendas, revisão de produtos, clientes, canais, etc e, ainda, na redução de desperdícios e melhoria da eficiência e produtividade dos processos internos.

 

Desses diagnósticos, uma série de iniciativas e projetos orientados à melhoria dos resultados financeiros são colocados em prática, simplificando e tornando a organização mais competitiva, mais produtiva e com melhores resultados financeiros. 

Conheça nosso trabalho. Acesse: www.i2p.com.br ou envie mensagem para contato@i2p.com.br

 *BSC – O Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição da gestão e organização dos processos de uma empresa, traduzido por “Indicadores Balanceados de Desempenho”. Foi desenvolvida em 1998 por professores da Harvard Business School (HBS). Tratam de avaliar a organização sob 4 pilares fundamentais (clientes, finanças, processos internos e aprendizado e crescimento).

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *