Somando competências, multiplicando resultados!

  • Home
  • /
  • Somando competências, multiplicando resultados!

By i2p / 21 de junho de 2018

Você conhece todo o potencial, as forças e competências de sua equipe? Sabia que uma gestão tradicional usa de 30 a 40% do potencial da equipe por olhar para as pessoas individualmente!

Em meus mais de 20 anos de carreira executiva à frente de grandes equipes, algo sempre me interessou. Como lidar, motivar e gerenciar pessoas com competências e perfis distintos?

Uma técnica que sempre busquei como executivo foi a de identificar logo de início em cada um à sua melhor competência e explorar ao máximo esta sua fortaleza. Esta forma de motivação sempre despertou o profissional para aquilo que ele tem de melhor, motivou, aumentou sua autoestima e permitia que eu pudesse ganhar sua confiança para que, em um segundo momento, pudesse trabalhar com os gaps de competências, desenvolver novas habilidades, complementarmente e, ao final impulsionar seus resultados, e os meus, é claro!

Há 3 anos na área de Consultoria pude me aprofundar tanto em ferramentas técnicas como Modelagens de Lean6Sigma como também em ferramentas de comportamento humano seja através da formação em Coaching, PNL e mais recentemente em ferramentas DISC comportamentos e talentos.

Aliando essas ferramentas ao desenvolvimento de equipes de alta performance pude chegar à conclusão que utilizamos muito pouco do potencial dos indivíduos e equipes com a gestão direcionada apenas para competências individuais e técnicas. Acredito que algo em torno de 30 ou no máximo 40%.

Os trabalhos que hoje desenvolvemos através da i2p Consulting de associar os perfis comportamentais DISC, motivadores e talentos do indivíduo e da equipe às demandas organizacionais como projetos, metas, trabalho em equipe são uma excelente maneira de potencializar as competências individuais em prol de um objetivo de equipe e mais, aterrissar efetivamente o velho conceito de “contar com as pessoas certas no lugar certo” para valer!!

Ao desenvolver sua equipe para que os indivíduos se conheçam mutuamente, confiem uns nos outros ao ponto de conhecer as competências mais importantes que cada um pode desenvolver em favor do resultado da equipe, a somatória de 1+1 não é mais 2 ; pode ser 4, 8, 16, 64, …

Um time maduro pode entender que entre ele alguém terá mais competência para liderar uma determinada tarefa ou gerenciar um projeto ou, apresentar e convencer a direção sobre os benefícios de um investimento.

Aliar competências técnicas e comportamentais, conhecer o indivíduo e a equipe, somar as competências, parece uma boa receita para resultados excelentes!

A i2p Consulting pode ajudar sua organização nesta jornada. Fale conosco: contato@i2p.com.br. Conheça nosso site: www.i2p.com.br  #i2pconsulting #i2pliderança #i2pprocessos

Alexandre Tortorelli – CEO

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *